Redução do IPI para carros com equipamentos de segurança

Atendendo ao pedido do grande amigo virtual Marcos Salazar, publico no blog o texto sobre uma campanha para reduzir o IPI de carros com equipamentos de segurança tipo Air Bag e ABS.

-------

Tresso,

Gostaria de compartilhar o sucesso do seu Blog, solicitando o seu apoio em uma campanha que estamos fazendo, já a algum tempo, postando esta informação no Forum Sportcar e também, enviando para os Deputados e Senadores em Brasília.


Trata-se do pedido de subsídio do governo, em forma de desconto de IPI para os veículos dotados de Air Bag e freios tipo ABS.

Imagine Tresso, hoje compramos nossos carros sem este dispositivo porque eles não vêm de série em determinados modelos, pelo próprio perfil do usuário, pois não teria vendas, e também, quando disponível é tratado como um luxo, geralmente oferecido como "pacote" com outros elementos agregados a preços tão altos que inviabilizam a sua instalação. Neste caso, por ser tão alto, eleva o preço do carro ao nível de automóveis de outras categorias, onde se você possuir o recurso, vai optar em trocar. Também, por outro lado, você dispensa a instalação destes itens de segurança e opta por conforto, adquirindo um carro com vidros elétricos, direção hidráulica, ar condicionado, e até mesmo, os famosos spoilers, faróis auxiliares e som. O Logan é um exemplo disso. Apenas a versão Privilége 1.6 16 Válvulas tem disponível este item de segurança, e você é obrigado a levar em conjunto com rodas de liga leve e som, a um custo muito elevado.

Talvez você deve estar perguntando: "Isso não vai passar por Brasília, o governo vai arrecadar menos". Engano nosso, Tresso. Pense em quantos leitos de hospital ficariam disponíveis, quantos recursos para investimentos em ampliações do sistema seriam poupados. Socialmente, quantas famílias deixariam de ficar desamparadas pela perda dos seus membros, e quantos deixariam de ficar sob a guarda do INSS, já sem recurso. É uma conta direta.

Outro ponto que algumas pessoas nos perguntam é sobre a idade da nossa frota de automóveis, certo, porém, este é um trabalho que começa agora e, em 10 ou 15 anos, sendo bem pessimista, estaremos com mais de 60 % da frota com os componentes.

Tive retorno de alguns deputados sobre este tema, porém, em particular, o Deputado Barbosa Neto, enviou até alguns documentos atestando a entrada do pedido no congresso. Vou te repassar o e-mail.

Segundo alguns Deputados, existem algumas solicitações de obrigatoriedade de instalação pelas montadoras, porém, caso isso passe, naturalmente os custos serão repassados para os preços dos carros, tornando-os mais caro ainda.

Achamos que é uma idéia válida e fundamental para os nossos dias. Hoje os nossos carros, devido ao avanço tecnológico são verdadeiras armas. Como sabemos, nossas estradas foram feitas para automóveis da década de 60 e 70, onde a velocidade era bem inferior e o volume de veículos era muito pequeno. Nossos carros têm potência e velocidade muito diferentes dos carros daquela época, e associadas ao sucateamento da malha viária e volume de automóveis em circulação, as estatísticas dos hospitais mostram o porquê desta afirmação ser correta.

A redução do IPI, para tornar a instalação do Air Bag e ABS em todos os automóveis novos, vai deixar os seus preços ao mesmo valor do carro sem os dispositivos, tornando a vida de seus ocupantes verdadeiramente mais segura.

Tem uma matéria feita na revista Proteste, edição nº 56 de março de 2007, cujo título é: "Porque a vida dos brasileiros vale menos ?", onde ela compara o crash teste entre um automóvel Fox feito para o Brasil e outro para o mercado europeu. O Fox Europeu, considerado o mais seguro da categoria no referido teste, enquanto o brasileiro, o menos seguro em sua categoria. Isto fica claro o porquê, a falta do Air Bag e ABS no nosso produto.

Um grande abraço

Marcos Salazar




Texto Enviado para Brasília:

"Senhores,

Gostaria da Vossa ajuda para a divulgação de uma solicitação para o Governo Federal, com o intuito de beneficiar milhares de pessoas vitimas de acidentes de trânsito.
O Governo Federal poderia reduzir o IPI de carros com equipamentos de segurança tipo AIRBAG e ABS, com o objetivo de deixá-los com o mesmo preço de carros desprovidos destes dispositivos. Com esta ação, ao contrário de que se pensa com relação à redução da arrecadação, teríamos uma redução incalculável dos custos de cirurgias, internações e até mesmo indenizações do governo, sendo que este retorno é imediato, não necessita de prazo para retornar aos cofres do governo. Com este custo, a menor, qualquer carro, popular ou mesmo de luxo, sairiam das lojas com estes componentes de altíssimo benefício para os motoristas e ocupantes dos veículos.
Também, haveria uma redução significativa da ocupação dos leitos de hospital, que, como sabemos, estatisticamente tem o seu preenchimento originado em sua maioria, por acidentes de trânsito. Com isso, até mesmo investimentos no aumento dos leitos poderiam ser parcialmente redirecionados.
Pedimos a vossa ajuda para levar ao público esta solicitação, cujo caráter é altamente benéfico a toda a população brasileira.
Hoje os automóveis modernos, até populares ou não, têm potências e capacidades muito além das nossas estradas, aliás, as mesmas que foram projetadas para o tráfego de automóveis das décadas de 50, 60 e 70, portanto, como investimentos em infra-estrutura de estradas estão cada vez mais difíceis, uma significativa ajuda para a população é a possibilidade de ter acesso aos componentes de segurança, que hoje sabemos que agregam em média R$ 5000,00 em cada automóvel, onde que culturalmente, as pessoas optam por equipamentos de conforto tipo Ar condicionado e etc.
Mais uma vez, peço a vossa ajuda para a divulgação ou mesmo sensibilizar alguma autoridade para esta necessidade.
Muito obrigado."



Resposta do Deputado Barbosa Neto – PDT/PR

Prezado Marcos Salazar,

Cumprimentando-o cordialmente, faço uso desta correspondência eletrônica para informa-lo de pedido realizado, via e-mail, a este parlamentar sobre elaboração de uma proposição para redução do IPI de carros com opcionais de segurança.

Encaminho em anexo cópia da proposição apresentada por este parlamentar e do estudo realizado pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. Informo que a proposição foi protocolada sobre o número INC 1.916/08 e sua tramitação pode ser acompanhada pelo site da Câmara dos Deputados ( http://www.camara.gov.br ).

Aproveito a oportunidade para congratulá-lo pelo cumprimento de vosso dever cívico: exigir atuação dos seus representantes políticos, seja fiscalizando ou legislando, é uma das maiores demonstrações de consciência cívica de um cidadão.

Agradeço pela atenção destinado a minha pessoa, espero poder receber vosso respeito e consideração e retribui-los com muito trabalho e dedicação.

Aproveito a oportunidade para colocar meu gabinete parlamentar à disposição no que se fizer necessário e possível.

Atenciosamente,


Barbosa Neto
Deputado Federal - PDT/PR

Gabinete em Brasília
Câmara dos Deputados - Anexo IV - Gabinete 705
Esplanada dos Ministério - Brasília/DF - CEP: 70.160-900
Tel.: (61) 3215-5705
Fax: (61) 3215-2705

Escritório Político em Londrina
Condomínio Centro Empresarial Newton Câmara
Av. Higienópolis, 32 - Sala 1704 - 17º andar - Centro
CEP: 86.020-080 - Londrina - PR
Tel.: (43) 3337-0012

http://www.barbosaneto.globolog.com.br
http://www.barbosanetoparana.com.br










Promoção Portas Abertas - Concorra através do site


Descobri que qualquer pessoa pode participar da Promoção Renault Portas Abertas.
Basta entrar no site, preencher um cadastro e esperar o resultado, que sai no dia 26/05/2008 às 13h.
É importante lembrar que o cupom gerado no site dá direito a concorrer a 1 Sandero.
Vocês também podem ir na conessionária mais próxima e pegar a "chave" para tentar ligar um carro e concorrer a mais 5 Sanderos Série Nokia.

Leiam regulamento disponível em http://www.renault.com.br/portasabertas/
A promoção é válida até o dia 27/04 por isso não percam tempo.

Boa sorte a todos!







2000 Km rodados - Marcos Salazar

Primeiramente foi uma satisfação e surpresa pegar o carro em pleno sábado, dia 16/02, após uma espera de longos 37 dias, e que nos possibilitou devido ao dia de folga, efetuarmos um verdadeiro safari para curtir bem o carrinho.


Compramos sem fazer teste drive, baseados nos depoimentos dos amigos da comunidade no Orkut e do vosso Blog.

Satisfação, porque um carro novo é sempre motivo de comemorar, e muito, pois a realidade brasileira é outra, e surpresa, pois o carro surpreende a cada km percorrido pelo prazer de dirigir.
Nestes 2000 quilômetros percorridos, onde a maior parte do tempo em um percurso de trânsito moderado e algumas investidas em estrada de terra, o carro tem demonstrado toda a fama e capacidades que esperávamos pelos depoimentos dos seus proprietários, robustez, economia e conforto.

Com um consumo médio de gasolina variando de 9,8 a 11,5 e, 8,5 a 9,2 de alcool, para um automóvel 1.6 8V, caracteriza muita economia.

Meu carro anterior era um Classic 1.0 VHC 2006, ótimo carro, um tanque de guerra. Já estava no terceiro carro, porém, na hora de trocar, minha esposa, que é quem manda nestas situações, me pediu que o próximo carro deveria ter um pouco mais de conforto, direção, vidros elétricos, e também, queria outro modelo. Iniciamos a nossa pesquisa e encontramos alguns concorrentes, com preço bem superior e nem todos os itens de conforto que o Logan oferecia, além de ter espaço muito inferior.

A partir destas constatações, iniciamos a busca por informações sobre o Logan, onde a única questão negativa relacionada ao carro, era que, segundo algumas pessoas, " ele é feio". Como beleza é uma questão relativa e o Logan é um carro que une todos os predicados que o seu consumidor procura em um automóvel, foi impossível resistir.

Esperamos muitos 2000 quilômetros de só alegria pela frente.









Arranhão na calota - Marcos Salazar

A Primeira raladinha é fogo!
Ainda estou acostumando com as reações da direção hidráulica e formato e tamanho do carro, resultado... Dei a minha primeira raladinha no meio-fio, ainda bem, somente arranhando a calota do carro.
Porém, fica aquela dor de corno...
Comprei uma nova calota na Renault Atlantica, revenda aqui de Serra no ES, R$ 31,50.







Estrada de barro - Marcos Salazar


Estava fazendo aquela pequena viagem em estrada de chão que faço pelo menos umas duas vezes por mês.
Aqui e que o Logan se mostra à vontade. Ele não transmite para os passageiros as imperfeições do piso como os outros carros menores. Absorve bem os obstáculos e tem uma estabilidade incrível.







Som e alto-falantes do Meu Logan (atualizado)

Depois de uma semana andando sem som decidi que deveria comprar um.
Os pré-requisitos seriam entrada auxiliar frontal, usb e controle remoto.
O único que achei com essa configuração foi o CDX-GT417UX.
Na Eurovia ele custava R$ 800,00. Já no mercado custava R$ 400,00*.
O problema é que se instalasse fora da concessionária poderia perder a garantia da parte elétrica.

Comprei 4 alto-falantes (5,5 polegadas**) modelo triaxial TR 55 da Bravox.
No site é possível confirmar que ele é compatível com o Logan.

Levei tudo na Eurovia e consegui a instalação gratuita, além de uma lavagem grátis, é claro.

Estou satisfeito com o som, apesar de achar que ele não é tão potente quanto o anterior.
Agora consigo usar meu pendrive no computador, dvd player e som do carro.


* Levei o encarte de uma equipadora no Carrefour e eles cobriram a oferta.

** Até a publicação desse post eu achava que o tamanho dos alto-falantes fosse 5 polegadas.
Vejam abaixo o e-mail que recebi da Bravox:

from: tecbr@bravox.com.br
to: meulogan@gmail.com,

date: Fri, Apr 18, 2008 at 9:33 AM
subject: Re: Contato Bravox


Bom Dia!

Obrigado por escolher a Bravox.

na realidade o tamanho deles é 5,5" mas eles tem furação na carcaça para as 2 medidas.

Agradecemos a preferência e estamos a disposição para ajudá-lo.

Atenciosamente,

Osiel Cardoso Nunes
Deptº Técnico
BRAVOX
www.bravox.com.br







Quero um Sandero - Promoção portas abertas

Como todos vocês devem saber, um dia eu já quis ter um Sandero.
Na verdade ainda gostaria de ter, mas não estou disposto a pagar mais do que paguei no MeuLogan.

Recebi uma carta da Renault com uma chave dentro.
Agora preciso preencher um formulário e ir em uma concessionária participar da promoção, que consiste em tentar ligar um carro usando essa chave.
Se conseguir o carro é meu; um Renault Sandero Nokia.

Com certeza estarei na Eurovia entre os dias 23 e 27 de Abril.
Difícil de ganhar ?
Sim, mas não me custa nada tentar. :-)



Será que todos os proprietários de Logans estão participando dessa promoção ?







Foto e comentários - Marcos Salazar



Tenho acompanhado o seu site e gostaria de dizer que foi um dos incentivadores para a compra do meu Logan.

Peguei meu carrinho dia 14/02, após uma espera de muita ansiedade desde o dia 05/01, isto mesmo, 1 mês e treze dias...

Minha escolha foi um Privilege 1.6 8V, bege angorá.

Escolhi o 8 válvulas por causa da desvalorização dos carros 16 válvulas devido à herança maldita deixada pelos motores VW 16V, péssimos, e que deixaram este preconceito no mercado. Não que eu não goste, e também sei que todos os outros fabricantes de motores de 16V têm histórias de sucesso com estes propulsores, porém, na hora de revender é fogo.

A cor foi porque a prata, primeira opção, tem muito rodando, e o preto, somente quem teve carro preto é que pode responder a esta questão, é difícil! O bege da Renault é realmente muito elegante.

O carro esta se comportando muito bem nestes primeiros 2000 km, nada a fazer. Com um percurso 80 % na cidade, e com pouco transito, já se mostrou muito econômico, bem próximo do antigo Classic 1.0 VHC que eu tinha.


Um grande abraço

Marcos Salazar







Fotos do Logan

Este espaço é reservado para os fãs do Logan mostrem suas máquinas, "tunadas" ou não.
Vou começar com a foto do Meu Logan tirada em uma viagem ao interior da Paraíba, a caminho do Pico do Jabre.

Enviem fotos para meulogan@gmail.com (com uma breve descrição) e façam parte dessa galeria.

















Vendas - Renault reassume a quinta posição

As vendas de automóveis e veículos comercias leves chegaram a 220.991 unidades em março, superando o mês anterior em 15,65% e o mesmo mês de 2007 em 20,24%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Na categoria comerciais leves estão incluídos os SUVs e as picapes -- ou seja, veículos como Fiat Strada, Ford EcoSport e Hyundai Tucson.

A Renault atingiu o posto de 5ª maior montadora de automóveis de passeio do Brasil -- posição que já foi dela, mas que ultimamente vinha cabendo à Honda nos balanços mensais. É um provável reflexo das boas vendas dos dois novos carros da marca francesa, o hatch Sandero (5.634 unidades no ano) e o sedã Logan (8.557), que já detêm 7,76% e 9,86% de seus respectivos segmentos.

Segue abaixo o gráfico de vendas dos sedans pequenos entre julho/2007 e março/2008.
Apenas o Logan e o Siena estão com tendência de alta.



fontes: Uol Carros e FENABRAVE