Renault Logan Privilége 1.6 8v
Rodei até agora 740Km com o carro (sendo uns 500Km em estrada), e minhas primeiras impressões são altamente positivas.
O conjunto mecânico se mostrou bem afinado, com um motor muito esperto (mesmo com o ar condicionado ligado), proporcionando boas retomadas e ultrapassagens seguras.
Também merecem destaque as suspensões com ótimo balanceamento entre conforto e segurança, sem a dureza de um VW, nem a moleza de um Fiat, além do câmbio de engates muito fáceis e precisos, uma embreagem leve, e uma direção hidráulica no "peso" certo.
Nos trechos de estrada (ida/volta), seu computador de bordo marcou respectivamente 13,1 e 15,1Km/l, sempre com gasolina. Como é um carro ainda não "amaciado", acho que pode até melhorar.
A posição de dirigir é excelente, os bancos confortáveis e o acesso fácil (carro alto), sem precisar daquela ginástica para entrar e sair de carros mais baixos.
O espaço interno é impressionante, bem como o do porta-malas.
O acabamento interno é simples, usa e abusa dos plásticos como todo carro na sua faixa de preço, mas tudo é muito bem encaixado, sem desníveis, sem rebarbas, e agradável ao toque e visão.
O alinhamento das partes da carroceria também é muito bom.
Os bancos em veludo (versão Privilège) com porta-revistas dão um toque de sofisticação.
Seu painel tem uma bonita iluminação noturna, e, mesmo de dia, os marcadores digitais temperatura e nível de combustível) do quadro de instrumentos são de fácil visualização.
Há também o já citado (e muito útil) computador de bordo.
Como "defeitos", posso citar apenas problemas de ergonomia e/ou falta de algumas praticidades.
Os botões de comando dos vidros elétricos traseiros estão em uma posição ruim (na parte mais atrás do console central), e o de ajuste da posição dos espelhos retrovisores elétricos (pequenos, na minha avaliação), sob a alavanca de freio de mão.
Ao se acionar o esguicho, os limpadores do para-brisas não entram em ação de forma automática, e também senti falta de um temporizador que permita a subida dos vidros por uns 30s depois do carro desligado.
Com o tempo, devo me acostumar com essas falhas, e, apesar delas, estou plenamente satisfeito com o carro, que, por um preço menor ou igual, me entregou um espaço bem maior que os concorrentes Siena, Corsa, e Fiesta, além da garantia de três anos.
Em equipamentos, eram equivalentes. Resumindo: o Logan é muito amplo, confortável, gostoso de dirigir, espaçoso, com um conjunto mecânico muito bom, e merece ser estudado como opção aos outros, oferecendo um excelente custo-benefício.
Em tempo: não chama a atenção pelo design, é diferentão, reconheço, mas não é este horror que pintam por aí. Suas qualidades superam em muito a pouca inspiração de seu desenho. Aprovei e recomendo.